A vacinação é um método de prevenção contra doenças utilizada em pessoas e animais.
   No homem, a campanha de vacinação contra a varíola foi tão eficiente que esta enfermidade foi erradicada. Outras doenças que acometem os homens também já estão sendo controladas.
   É uma medida poderosa, econômica e eficaz que pode até evitar a morte de animais.
   As vacinas são substâncias capazes de estimular o organismo dos felinos a produzir anticorpos contra determinada doença. No entanto, para que ocorra adequada imunidade, alguns fatores devem ser considerados como o estado de saúde do felino e a escolha da vacina ideal para cada gato. Atividade exclusiva do Médico Veterinário.
   O gato, mesmo vacinado, pode desenvolver a doença, mas os sintomas clínicos provavelmente serão mais brandos.
   O gatinho recém-nascido possui anticorpos provenientes de sua mãe (se esta estiver com boa saúde e vacinação em dia). Como não foi o sistema imunológico do filhotinho que produziu estes anticorpos, esta será uma imunidade passageira. Terá a duração aproximada de 2 meses que será a idade que o gatinho torna-se mais sensível às doenças infecto - contagiosas.
  Os gatos podem ser protegidos contra várias doenças. Os sintomas são bastante variados e os mais comuns são as alterações respiratórias, conjuntivite, rinite, espirros, secreção ocular e nasal, febre. Também pode ocorrer vômito, diarréia, emagrecimento, diminuição do apetite e desidratação.
  Outros sintomas são a diminuição da imunidade,
a qual torna o animal susceptível a infecções oportunistas. Tumores também podem ocorrer.
  A raiva também é uma doença que acomete os gatos. Ela pode ser transmitida ao homem através da saliva presente na mordida de um gato que esteja infectado. A vacinação contra a raiva é obrigatória.